Ver agendas oficiais

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Cimeira, ver para crer. João Soares nas ondas da OSCE


DIAS NACIONAIS

Escócia

Barbados
Embaixador não residente (vago)
em Bruxelas


4 XIX CIMEIRA IBERO-AMERICANA : Hoje dá o tom, depois do acto inaugural de ontem, domingo, com presenças e ausências definitivamente notadas. Mas, virada a página protocolar, fica-se a saber se a cimeira vale ou até que ponto vai valer, e não será o jantar oficial no Palácio da Ajuda (20:15) que vai ditar esse valor.

    9:00 - Sessão de abertura dos trabalhos marcada para as 9:00, com discursos de Cavaco Silva, José Sócrates e do secretário-geral SEGIB, seguindo-se as intervenções dos chefes de estado e de governo presentes.
    15:00 - Retiro dos mesmos chefes de estado e de governo que se prolonga até às 17:30, enfim duas horas e meia para a prova dos nove ou mesmo prova real do encontro, mas que ficará entre paredes.
4 JOÃO SOARES PELA OSCE : preside à reunião do Bureau da Assembleia Parlamentar da OSCE, em Atenas, onde se vai discutir a reunião do Conselho Ministerial e as actividades da Organização para 2010. Aqui está uma "deslocação" em que o dinheiro dos contribuintes estará bem aplicado e ninguém discute, na presunção de um desempenho próprio de diplomacia parlamentar que, se assim for, nada tem a ver com o turismo político. Esta reunião antecede a participação de João Soares, na qualidade de presidente da assembleia parlamentar da organição, no Conselho Ministerial da OSCE, também em Atenas (amanhã e depois).

sábado, 28 de novembro de 2009

Cimeira Ibero-Americana. Muitos os chamados, ficam em casa alguns escolhidos

DIAS NACIONAIS

Albânia
Embaixador Edmond Trako
em Lisboa


Mauritânia
Embaixadora não residente Maat Mint Mohamed El Moctar Ould Ewnene
Indigitada (agrément de 21 Maio 2008)
chancelaria em Paris


Timor-Leste
Embaixadora Natália Carrascalão
em Lisboa


4 CIMEIRA, OFICIALMENTE, POUCO OU MESMO NADA : Chegados à véspera do enecontro, oficialmente nada consta sobre quem vem, quem não vem, quem se faz representar e por quem. Por portas travessas, ditos para usos noticioso ou aproveitamento oficiosos, sabe-se quem não vem, quem não terá conveniência em vir ou quem não pode vir. Mas são ditos. Oficialmente, o que consta, não passa dos hotéis, dos vagos actos protocolares, das lacónicas mensagens de boas vindas, e de umas iniciativas à margem, no âmbito ou "por ocasião". O site oficial desta XIX Cimeira Ibero-Americana, não passa do bom desenho, dos contactos, das bandeiras, naturalmente do turismo do Estoril, e obviamente do logotipo, coisa que parece ter-se tornado na doença infantil dos "eventos" da política internacional. É pouco, ou quase nada para tal "evento".

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Alterações de rotina nesta página

4 ALTERAÇÕES NESTA AGENDA : Com o calendário do dia e o calendário previsível dos dias seguintes, disponibilizado permanentemente à cabeça da página, o formato desta agenda fica ligeiramente modificado. Assim, neste local datado passam a constar apenas destaques de actos ou acontecimentos que consideremos relevantes para a agenda que é, remetendo-se para o calendário permanente colocado à cabeça da página os registos de data/hora, do que e onde, etc...

4 PERGUNTAM-NOS : de um posto no estrangeiro, se esta agenda se interessa pelo registo de iniciativas ou acontecimentos em embaixadas e consulados portugueses. Naturalmente que sim, desde que nos comuniquem a tempo e horas... Não temos secretariado, nem expediente, nem mais nada que não seja boa vontade a tentar vencer a má vontade – não fica mal dizer. Se nos comunicarem, registaremos. O endereço electrónico serve para isso. Esclarecidos?

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

De Actores para actores

DIAS NACIONAIS
Bósnia Herzegovina
Embaixadora não residente Miranda Sidran Kamisalic
chnacelaria em Haia


Suriname
Sem representação

4 TEATRO PARLAMENTAR... : Peça de Nuno Júdice, 21:30, na Biblioteca da AR. “O Peso das Razões”, pela Companhia de Teatro Artistas Unidos, com a encenação de Jorge Silva Melo. José Estévão repescado do tempo. Primeiro (à tarde), uma representação para deputados - o que significa teatro de Actores para actores; depois, à noite, para o excelentíssimo público e convidados.
    Este espectáculo inicia o ciclo de comemorações do bicentenário do nascimento de José Estêvão, notável jornalista, político e orador parlamentar português, sendo durante o período de 1836 a 1862 a figura dominante da oposição de esquerda na Câmara dos Deputados. Era bacharel formado em Direito pela Universidade de Coimbra, veterano das guerras liberais e um dos académicos que viveu o exílio em Inglaterra e na ilha Terceira e participou no desembarque do Mindelo. Em 1841 fundou o "Revolução de Setembro", o mais influente jornal da imprensa liberal. Sempre mais radical que as soluções preconizadas pelos partidos políticos da época, foi por várias vezes obrigado a procurar refúgio fora do país devido à sua frontalidade na oposição.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Sócrates recebe Gonzalez

4 JOSÉ SÓCRATES : (9:30) S. Bento, recebe o presidente do Senado espanhol, Javier Rojo.
    16:00 - recebe o antigo presidente do Governo espanhol e agora presidente do Grupo de Reflexão da UE, Felipe Gonzalez.
4 RUI PEREIRA : em Veneza, participa na XIV Conferência de Ministros do Interior dos países do Norte e do Sul do Mediterrâneo (Portugal, Espanha, França, Itália, Malta, Marrocos, Líbia, Argélia, Tunísia e Mauritânia), para um ponto de situação da cooperação existente em matéria de segurança interna entre as duas margens do Mediterrâneo (Diálogo 5+5), e para possíveis formas de reforço desta colaboração em áreas como a luta contra o terrorismo e a criminalidade organizada, a gestão dos fluxos migratórios e a luta contra a imigração ilegal.

4 ELZA PAIS : em Madrid, a secretária de estado da Igualdade participa no Fórum Internacional sobre Juventude e Violência de Género.

4 PAULO CAMPOS : (9:00) Hotel D. Pedro V o secretário de estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, preside à sessão de abertura da XX Reunião do Conselho de Directores-Gerais de Estradas da Península Ibérica e da América Latina.

4 V FÓRUM PARLAMENTAR Ibero-Americano : Três Mesas e um Plenário, e desarma-se a festa.

O que vai acontecer:

    1. 10:00 - Mesas de Trabalho temáticas

        Mesa 1 (Salão Nobre) Cooperação Ibero-Americana

        - presidente da Assembleia Legislativa de El Salvador, Ciro Cruz Zepeda
        - secretário para a Cooperação Ibero-Americana, Miguel Hakim
         - presidente do IPAD, Manuel Correia

        Mesa 2 (Sala do Senado) Tecnologias de Informação e Comunicação ao serviço dos Parlamentos modernos

        - presidente da AR, Jaime Gama
        - presidente da delegação portuguesa ao Fórum, João Serrano
        - secretária-geral da AR, Adelina Sá Carvalho
        - director executivo do “Global Centre for ICT in Parliament”, Gherardo Casini

        Mesa 3 (Biblioteca ) Cooperação Técnica Interparlamentar Ibero-Americana

        - presidente do Senado da Argentina, Julio Cobos
        - secretário-geral do Congressoespanhol, Manuel Alba
        - director-geral da Câmara de Deputados do Brasil, Sérgio Sampaio

    2. 13:00 – Almoço a convite de Jaime Gama

    3. 15:00Sessão Plenária (Sala das Sessões)
        Apresentação, Avaliação e Perspectivas da Comunidade Ibero- Americana de Nações

        - presidência: Jaime Gama
        - presidente do Senado da Argentina, Julio Cobos
        - presidente da Assembleia Legislativa de El Salvador, Ciro Cruz Zepeda
        - secretário-geral Ibero-Americano, Enrique Iglesias
        - MNE Luís Amado

        Debate

    4. 17:00Sessão de Encerramento
      • Apresentação das Conclusões da Presidência

    segunda-feira, 23 de novembro de 2009

    Corrupio ibero-americano em S. Bento. Além dos jantares e almoços

    4 BELÉM : Cavaco Silva (20:30) oferece jantar em honra do ex-presidente do governo de Espanha, Felipe Gonzalez.

    4 S. BENTO : V Fórum Parlamentar Ibero-Americano, hoje e amanhã, delegações parlamentares de 22 países reunidos na AR. Hoje, na sessão solene se abertura, palavras de Jaime Gama, e intervenções de Enrique Iglesias (secretário-geral Ibero-Americano) e de José Sócrates.

    Programa de hoje:
    • 11:00 - Primeira Sessão Plenária, com o tema – "Respostas à Crise Financeira Mundial. O contributo da Inovação e do Conhecimento", com intervenções de Vítor Constâncio e de Mariano Gago
    • 13:15 – Almoço a convite de Cavaco Silva, no Museu Nacional dos Coches
    • 13:15 – Almoço de boas-vindas aos restantes membros das Delegações a convite do Presidente da Delegação Portuguesa ao Fórum Parlamentar Ibero-Americano
    • 15:00 - Visita aos projectos: “Invisible”, na área da electrónica transparente, desenvolvido pela investigadora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Elvira Fortunato, e “YDreams”, de tecnologias de Informação e de Comunicação aplicadas à área empresarial, desenvolvido por uma equipa de investigadores da mesma faculdade, liderada por António Câmara
    • 20:30 – Jantar em honra dos participantes a convite de Jaime Gama
    4 PALÁCIO PENAFIEL : António Mendonça (Obras Públicas) e José Blanco López (Fomento, Espanha) debatem projectos comuns (9:00), na sede do ministério - Rua de S. Mamede ao Caldas, 21, seguindo-se uma conferência de imprensa.

    4 JUNQUEIRA : Paulo Campos, (9:00, Centro de Reuniões da FIL) - o secretário de estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, preside à cerimónia de abertura do XV Congresso Ibero-Americano do Asfalto, organizado pela Universidade de Coimbra e pela Universidade do Minho.

    4 ISCTE : Vieira da Silva, (9:30), preside à sessão solene de abertura da 14.ª Edição do Programa de estágios Internacionais Inov Contacto.

    4 GULBENKIAN : Isabel Alçada (9:30) - a ministra da Educação, preside à sessão de abertura da Conferência Internacional «Infância, Crianças e Internet: desafios na era digital».

    4 BRUXELAS : Dulce Pássaro - a ministra do Ambiente está na reunião extraordinária do Conselho de Ministros do Ambiente da UE, para ultimar a posição dos 27 para a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (Copenhaga)

    domingo, 22 de novembro de 2009

    Amado despede-se dos Emirados

    DIAS NACIONAIS

    Líbano
    Embaixador não residente Georges El-Khoury
    em Roma (indigitado)


    4 LUÍS AMADO : nos Emirados Árabes Unidos, último dia da visita

    sábado, 21 de novembro de 2009

    Diplomático descanso no Rilvas Trabalhe o ministro

    Actualizado

    4 SE HAVIA ALGO : ontem (20), não nos tinha chegado, e nem algo de MNE constava ontem (20) até na agenda de S. Bento, quanto mais nesta Sebenta...

    4 MAS! TEMOS AMADO NOS EMIRADOS, : hoje e amanhã (22) a convite do xeque Abdalla Bin Zayed Al Nahyan, MNE dos EAU. Em Abu Dhabi, Amado encontrar-se-á também com ministro da Economia, Sultan Said Nasser Al-Mansuri - um dos Fundos Soberanos dos EUA participa no capital da EDP-Renováveis.

      A visita é oficialmente justificada como decorrendo do reforço das relações bilaterais. A abertura recíproca de embaixadas - os Emirados já obtiveram o agrément para o seu Embaixador em Lisboa -, a análise do Processo de Paz no Médio Oriente e a situação no Afeganistão serão temas da agenda das reuniões, sendo assinado um Protocolo de consultas diplomáticas regulares.

    sexta-feira, 20 de novembro de 2009

    Dia morto

    4 DIA MORTO : As delegações parlamentares por lá fora andam, e por cá nada a registar.

    quinta-feira, 19 de novembro de 2009

    Sete deputados em viagem. Sócrates em Bruxelas


    DIAS NACIONAIS

    Mónaco
    Embaixador não residente Henri Fissore
    Chancelaria no próprio Mónaco...


    4 PARLAMENTO : Sete deputados nossos, em Nova Iorque, Viena, Berna e Cairo… Hoje e amanhã, 20. A saber:

      Alberto Costa (PS) e Duarte Pacheco (PSD) em Nova Iorque, na União Interparlamentar (sede das Nações Unidas), para a Audição Parlamentar anual da 64.ª Sessão da Assembleia Geral, subordinada ao tema "A mobilização política e a aplicação de medidas eficazes no combate à crise económica mundial”.
      João Soares (PS), em Viena, discursa perante o Conselho Permanente da OSCE. Lá está na qualidade de presidente da Assembleia Parlamentar da organização e, como convidado, participa amanhã (20) na reunião do bureau da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa mas em Berna, onde, além de também discursar, tem reuniões agendadas com o presidente do Conselho de Estados Suíço e com a delegação suíça à assembleia da OSCE.
      Fernando Negrão (PSD) no Cairo e Eduardo Cabrita (PS) em Berna. Negrão no Egipto, para uma reunião da Comissão para os Assuntos Económicos, Financeiros, Sociais e da Educação da Assembleia Parlamentar Euro-Mediterrânica e lá vai para temas tão esfíngicos como o da “Gestão na área do mediterrâneo no pós-crise” e a “troca de informação sobre Educação e o desenvolvimento do capital humano nos países Euro-mediterrâneos”. Cabrita na Suíça, para uma reunião do Bureau da mesma assembleia onde o deputado preside à Comissão para a Promoção da Qualidade de Vida e Intercâmbios Humanos e da Cultura.
      Vera Jardim (PS) e Mendes Bota (PSD) em Berna, no âmbito da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa. Vera Jardim, como presidente da delegação portuguesa participa na reunião da Comissão Permanente, e Mendes Bota, como vice-presidente da Comissão da Igualdade de Oportunidades para Mulheres e Homens, participa na reunião do bureau da mesma assembleia.
    4 PRIMEIRO-MINISTRO : José Sócrates em Bruxelas (18:00), no Conselho Europeu

    4 MNE : Luís Amado (9:30) participa na sessão de abertura do IV Forum Ibero-Americano dos Poderes Locais, no Palácio Foz

    quarta-feira, 18 de novembro de 2009

    Pedro Lourtie estreia-se nas idas ao parlamento


    DIAS NACIONAIS

    Letónia
    Embaixador Artis Bertlis
    em Lisboa


    Omã
    Embaixador não residente (vago)
    em Paris


    4 PARLAMENTO : Plenário (15:00), debate temático centrado no Tratado da UE, após um período de declarações políticas.
      10:45 Comissão de Assuntos Europeus (Sala 7) com a seguinte ordem de trabalhos, pontos relevantes: Regulamento Interno da Comissão; audição do secretário de estado dos Assuntos Europeus, Pedro Lourtie sobre os temas agendados para o Conselho Europeu desta quinta e sexta-feira, em Bruxelas

    4 NECESSIDADES : Alanna Armitage, directora do PNUAP (10:30), apresenta o relatório sobre a Situação da População Mundial 2009, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a População. Presentes os secretários de estado João Gomes Cravinho e Manuel Pizarro (Adjunto e da Saúde), representantes diplomáticos em Lisboa, e por entre diversos organismos oficiais, o presidente do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, Manuel Correia.

      A apresentação do Relatório é feita em simultâneo em vários países, e tem este ano como tema central “Enfrentando um mundo em transição: mulheres, população e clima”

    terça-feira, 17 de novembro de 2009

    Defesa e Assuntos do Mar também vão à bola


    4 BELÉM : Cavaco Silva, 15:30, recebe, em audiência, o secretário-geral da União Latina, embaixador José Luis Dicenta

    4 S. BENTO : Jaime Gama, 16:00, Reunião com os presidentes das Delegações Parlamentares Internacionais
      12:00 (Sala Sophia) , reunião de instalação da delegação da AR ao Fórum Parlamentar Ibero-Americano.
      16:00 Comissão de Defesa Nacional (Sala 5 ). Ordem de trabalhos: 1 - Distribuição e aprovação da acta n.º 1/XI/1ª; 2 - Expediente; 3 - Aprovação do Regulamento da Comissão; 4 - Outros assuntos.
      17:00 Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas (Sala 4 da biblioteca). Ordem de trabalhos: 1 - Comunicações internas - procedimentos; 2 - Regulamento da Comissão; 3 - Sugestões e propostas para um Plano de Actividades; 4 - Pedidos de audiências; 5 - Outros assuntos.

    4 EM BRUXELAS : Mota Amaral na reunião da Comissão de Assuntos Políticos da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa.

      De entre os pontos da ordem de trabalhos, destaca-se a discussão sobre a versão revista do Memorando: “Promover a Diplomacia Parlamentar”, apresentado pelo deputado português.

    4 NA BÓSNIA : Marcos Perestrello, hoje e amanhã. O secretário de estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, visita as Forças Nacionais Destacadas na Bósnia-Herzegovina. Terá encontros com o ministro da Defesa bósnio, com o comandante da EUFOR e com o Alto Representante da Comunidade Internacional para a Bósnia.

      Marcos Perestrello participa também num jantar convívio da Federação Portuguesa de Futebol com as FND e assiste, em Zenica, ao jogo do play-off de acesso ao mundial de futebol de 2010, Bósnia-Portugal. Assim, com o secretário de estado dos Assuntos do Mar, a selecção não deve ir ao fundo.

    segunda-feira, 16 de novembro de 2009

    1. Trio em Bruxelas 2. Gama recebe embaixadores da Colômbia e da Bulgária. 3. Marcos Perestrello estreia-se no Mar

    Pelo que nos chegou e sabemos,
    dia pobre.


    4 PARLAMENTO : Jaime Gama recebe os embaixadores da Colômbia (Arturo Sarabia Better, 16:00 ) e da Bulgária (Ivan Petrov , 16:30)

    4 TRIO EM BRUXELAS : Luís Amado, Augusto Santos Silva e João Cravinho, em Bruxelas, hoje e amanhã, no encontro formal de ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa da UE. Na agenda, as consequências da aplicação do Tratado e a preparação da cimeira de 10 e 11 de Dezembro, também em Bruxelas.

    4 MAR : Marcos Perestrello, 18:30, na Sociedade de Geografia de Lisboa, o secretário de estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, com intervenção na sessão evocativa do Dia do Mar.

    sexta-feira, 13 de novembro de 2009

    Cravinho recebe a Senhora PNUD


    4 NECESSIDADES : João Cravinho (10:00) recebe a administradora do PNUD, Helen Clark, que faz a primeira visita a Portugal desde que assumiu funções, em Abril passado. Segundo nota do MNE, são temas do encontro: a colaboração entre Portugal e o PNUD (com destaque para as actividades do PNUD nos países lusófonos); evolução da Ajuda Pública ao Desenvolvimento, Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e, ainda, a preparação da próxima Conferência sobre Alterações Climáticas (Copenhaga).
      Helen Clark é a primeira mulher a liderar o PNUD, importante programa das Nações Unidas, depois de ter cumprido três mandatos consecutivos como primeira-ministra da Nova Zelândia. Além de administradora do PNUD, Helen Clark é presidente do Grupo de Desenvolvimento das Nações Unidas, que reúne os chefes de todos os programas, fundos e departamentos da organização que actuam na área do desenvolvimento. ...

    quinta-feira, 12 de novembro de 2009

    Investir e negociar no Irão... Encontro na Junqueira

    4 O IRÃO : 15:00, Centro de Congressos Na Junqueira, no âmbito ou à margem da visita a Portugal do vice-ministro das Finanças e Economia iraniano, Behrouz Alishiri (na foto), a AIP e o Conselho de Negócios Portugal-Irão, em parceria com embaixada da República Islâmica do Irão, promove um encontro empresarial designado por «Uma Visão sobre o Irão – Oportunidades de Negócio e Investimento». Presente no encontro, o secretário de estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro.

    quarta-feira, 11 de novembro de 2009

    Memória da Guerra Peninsular Torres Vedras, 200 anos


    Bicentenário das Linhas de Torres Vedras
    DIAS NACIONAIS

    Angola
    Embaixador residente (por acreditar)
    E.N. Rui Orlando Xavier


    4 PRESIDENTE : 16:00, Torres Vedras Cavaco Silva participa nas cerimónias comemorativas do Bicentenário das Linhas de Torres e (16:45) inaugura a exposição “Guerra Peninsular” (1807-1814) no Museu Municipal Leonel Trindade, Torres Vedras

      Presentes o ministro da Defesa Nacional, Augusto Santos Silva, e também chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Valença Pinto

    4 PARLAMENTO : 15:00… Plenário em S. Bento para eleições das delegações da Assembleia da República para:

    1. União Interparlamentar
    2. Assembleia Parlamentar da OSCE
    3. Assembleia Parlamentar da NATO
    4. Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (e, por inerência, da UEO)
    5. Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo
    6. Assembleia Parlamentar Euro-Mediterrânica
    7. Forum dos Parlamentos de Língua Portuguesa/Assembleia Parlamentar da CPLP
    8. Fórum Parlamentar Ibero-Americano
      Na agenda, também a apresentação do projecto de deliberação sobre o elenco e composição das comissões parlamentares permanentes (designadamente Negócios Estrangeiros, Assuntos Europeus, Defesa)

    terça-feira, 10 de novembro de 2009

    Cavaco recebe Enrique Iglesias Bártolo despede-se de Gama. João Soares na onda da OSCE

    4 PRESIDENTE : Belém, 15:30, recebe, em audiência, o secretário-geral da Conferência Ibero-Americana, Enrique Iglesias (na foto)

    4 PARLAMENTO : Jaime Gama, 18:00, recebe o novo embaixador em Moscovo, Pedro Nuno Bártolo, que parte em breve para a capital russa; 18:30, recebe o embaixador da Grécia em Lisboa, Vassilios Costis
      João Soares (hoje e amanhã) na qualidade de presidente da Assembleia Parlamentar da OSCE, desloca-se ao Cazaquistão a convite do parlamento deste país, visita esta no quadro da preparação da presidência cazaque da OSCE em 2010. Previstos contactos de João Soares com o presidente do Cazaquistão, presidentes das duas câmaras do parlamento, ministro dos Negócios Estrangeiros, Comissão Central Eleitoral, delegação parlamentar para a OSCE e Missão da OSCE.
    4 Global China Business Meeting : sessão plenária do 5º encontro , hoje, em Lisboa, com cerca de duas centenas de empresários e representantes oficiais para estabelecer parcerias internacionais com os países lusófonos.

      O encontro é organizado pela empresa suíça Horasis com o apoio, em Lisboa, da AICEP. O Global China Business Meeting é considerado o mais importante encontro anual de presidentes de empresas chineses com parceiros internacionais. Previstas as presenças dos primeiros-ministros de Moçambique, Luísa Dias Diogo, e de Cabo Verde, José Maria Neves, e do vice-primeiro-ministro timorense, José Luís Guterres.

    segunda-feira, 9 de novembro de 2009

    Retoma-se esta Agenda Pobre, mas honrada


    4 ESTA AGENDA : Regressa nesta terça, 10

      Após prolongada paragem, como se diz nos acidentes "por motivos alheios à nossa vontade", esta agenda - pequena e mosdesta apesar de "diplomática" - regressa com datas e horas que saibamos ou que tenham chegado até nós . Não está uma equipa atrás disto, muito menos participações em negócio. Está apenas alguma teimosia que, segundo muitos, é grande.