Ver agendas oficiais

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

João Mira Gomes no Palácio da Independência. Olivença evocada nos Restauradores

DIAS NACIONAIS

República Centro Africana
embaixador não-residente (vago)
em Paris


Roménia
Embaixador Gabriel Gafita


4 RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA : Comemorações oficiais. João Mira Gomes, secretário de estado da Defesa e dos Assuntos do Mar, participa na cerimónia comemorativa da Restauração da Independência, na Sociedade Histórica da Independência de Portugal, no Palácio da Independência.
    Na Praça dos Restauradores (16:00), comemorações públicas

4 OLIVENÇA OCUPADA : a ser lembrada, hoje, nas comemorações dos Restauradores A coincidir com a comemoração dos 368 da Restauração da Independência, o Grupo dos Amigos de Olivença (GAO) promove uma concentração às 15:30 horas, frente à Casa do Alentejo, dali saindo para comparecer nas cerimónias oficiais que terão lugar às 16:00 horas, na Praça dos Restauradores, em Lisboa.
    Ocupada militarmente em 1801, desde então sob administração espanhola e forçadamente separada das demais terras portuguesas, reafirma o GAO "Olivença constitui alerta eloquente para todos aqueles que querem um Portugal verdadeiramente livre e independente"
4 DIA DA ROMÉNIA : Recital (18:30), no Palácio Foz Obras de Sigismund Toduţă (1908-1991), cujo centenário de nascimento os romenos têm celebrado ao longo de todo o ano, um músico de marcante referência na cultura contemporânea romena. Recital promovido pelo Instituto Cultural Romeno de Lisboa.

    Será executadas obras de Sigismund Toduţă por artistas romenos radicados em Portugal, designadamente o pianista Constantin Sandu professor de piano na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto), a flautista Cristina Ioan (foi bolseira do programa ERASMUS na Universidade de Aveiro) e o violinista Radu Ungureanu (concertino assistente da Orquestra Nacional do Porto, professor de violino na Escola Superior de Música do Porto e com concertista do Quarteto Camões, da Oficina Musical, e dos trios “Contrastes”)

Sem comentários:

Enviar um comentário